Skip to content

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

menuclear
4 de dezembro de 2019

Conquistas das Entidades Sindicais e Trabalhadores.

O Fim do ano está chegando, e com ele os trabalhadores aguardam ansiosamente pelo 13º Salário, para quitar dívidas, pagar os impostos no início do ano, dar entrada na compra de um carro, complementar a renda para as festividades de fim de ano, comprar material escolar, etc. 

O que muitos trabalhadores não sabem é da origem desse direito.

A título de conhecimento, o 13º Salário ou Gratificação Natalina, foi instituída pela lei nº 4.090, de 1962, e foi resultado direto da Greve Geral de 1962. 

Na ocasião, os Sindicatos convocaram os trabalhadores para lutar na conquista de direitos nas relações de trabalho. 

O movimento ia diretamente em colisão do que pregava o patrão: o trabalhador tem que escolher entre ter trabalho ou ter direitos. Soa familiar???????

Coincidentemente, em novembro acontece também a Black Friday, uma campanha que anuncia produtos com preços arrasadores. Mas, não acredite que essa manobra não seja com propósito: aproveitar que neste período do ano o trabalhador recebe um salário extra para apropriar-se de volta desse direito. Então, trabalhador, seja consciente: lute junto ao seu sindicato para mantermos esses e outros direitos que estão querendo nos tirar, e invista seu suado dinheiro, e não se deixe levar pelo canto da sereia….juntos somos fortes.

                                                         Moacir José Effting Presidente SINDGRAF.

Parceiros

  • © 2020 Fetigesc
  • FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA, DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • E-mail:  federacao.sc@sindgraf.com.br
  • Telefone: (47) 3340-7008
Contato
    Desenvolvido por: Bsuix.cc