Aviso: Nosso telefone e WhatsApp mudou para (47) 99644-4114
Skip to content

Nosso papel é garantir melhor qualidade de vida a você, trabalhador!

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

menuclear
6 de agosto de 2018

Maior gráfica do Sul do país torna-se empresa global após funções

Após junção com gráficas alemãs, expandindo-se depois para a Ásia e América
Latina, a Baumgarten visa chegar nos EUA

Agora é oficial. O proprietário da centenária Baumgarten, maior gráfica da região Sul do Brasil, em Blumenau em SC, anunciou que a empresa com seus 490 empregados tornou-se global. A Baumgarten já vinha passando por reestruturações desde 2017 para se adequar às necessidades do mercado global de rótulos impressos, que foram definidos com sócios que fez após fundir-se com as gráficas alemãs Rako-e e X-Label. Com a junção, foi criada a All4Labers que já adquiriu várias plantas no continente Europeu e outras na China, bem como gráficas no México e na Argentina – estas últimas adquiridas pela própria Baumgarten.

A All4Labers já visa comprar plantas nos EUA para entrar no mercado de rótulos daquele país – um dos maiores deste ramo. Enquanto isso não acontece, a empresa já se tornou a 3ª maior gráfica de rótulos impressos pelo mundo com três mil clientes e cerca de 30 unidades na ativa. “A Baumgarten já atendia, por exemplo, grandes clientes como a Unilever”, diz Moacir Effting, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Gráficas (STIG) de Blumenau e Região, entidade filiada à Federação Catarinense (Fetigesc) e à Confederação Nacional da categoria (Conatig).

Moacir, por sua vez, embora comemore a expansão da gráfica, espera que isso não implique em prejuízos para os funcionários do local. O sindicalista lamenta inclusive a mudança do gestor da Baumgarten, agora administrado por um intermediário e não mais pelo proprietário, que deixou a presidência da empresa e virou conselheiro do grupo All4Labers. “Ronaldo Baumgarten Jr sempre foi diplomata nas negociações conosco do STIG”, fala. Todavia, como continuará vivendo na região, Moacir adianta, que vai procurá-lo em caso de mudança neste relacionamento.
O sindicalista realça inclusive a força da unidade e organização dos gráficos na Baumgarten, tendo grande número de sócios ao STIG. O dirigente revela que empresa não tem apresentado problemas no cumprimento dos direitos de seus trabalhadores. Ele conclui desejando êxito nesta nova fase da Baumgarten e que os gráficos possam também ter benefícios desta ação em busca do atendimento do mercado global de rótulos impressos.

“Toda expansão produtiva tem um lado positivo, mas mudança estrutural também causa certa preocupação”, avalia Leonardo Del Roy, presidente da Conatig. O enquadramento sindical dos trabalhadores e o processo de negociação não podem ser alterados em face das alterações e novas exigências internacionais contra direitos e dispositivos hoje existentes. A Confederação espera também que tais mudanças não gerem prejuízos outros para os gráficos da empresa. A fim de evitar tais problemas, cabe ao STIG o acompanhamento minucioso dos novos desdobramentos no local, sobretudo porque “multinacionais não têm pátria, mas centram tão somente em gerar lucros aos acionistas”, frisa o presidente da Conatig.

Parceiros

  • ©2024Fetigesc
  • FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • E-mail:  federacao.sc@sindgraf.com.br
  • Telefone:(47) 99644-4114 / (47) 99193-9015
Contato
    Desenvolvido por: Bsuix.cc