Nova Central Sindical de SC realiza 2° Evento de Saúde e Segurança do Trabalho
O 2º Evento de Saúde e Segurança do Trabalho da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC) reuniu dezenas de pessoas nos dias 13 e 14 de julho em São José. O local foi o auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (FETAESC).
O evento, organizado pela Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho da NCST-SC, contou com três palestras sobre o assunto. Elas foram ministradas pelo médico do trabalho Roberto Ruiz, a engenheira de saúde e segurança do trabalho, Katy de Deus, e o técnico em segurança do trabalho Cosmo Palácio de Moraes Junior.
Segurança do trabalho para servidores públicos
Esse foi o tema da explanação feita pelo médico Roberto Ruiz, especializado em medicina do trabalho. O foco da explanação eram os servidores públicos. Temas como LER, DORT e outras doenças que afetam a categoria foram destacados por ele ao longo de duas horas de conversa com a plateia. Ruiz destacou as principais situações que afetam os servidores públicos em suas atividades, além de apontar a dificuldade de se trabalhar a saúde e segurança do trabalho para esta categoria. Principalmente a atuação dos sindicatos diante das barreiras criadas pelos gestores e a ausência das políticas voltadas para a classe em relação ao tema debatido na ocasião.
A importância da segurança do trabalho
Engenheira de saúde e segurança no trabalho e professora do tema em cursos de graduação ou técnicos, Katy de Deus abriu o segundo e último dia do evento. Ela explanou sobre situações de riscos nas atividades de trabalho, além de apresentar dados sobre o tema e cidades em que há os mais elevados registros de acidentes no estado e no país. O uso de equipamentos de proteção e segurança, e sua importância também foram lembrados por ela. Equipamentos e medias que ajudam a reduzir os índices e, em muitos casos, são responsáveis por salvar vidas.
A responsabilidade dos diretores sindicais na segurança do trabalho
Especialista no tema segurança do trabalho, Cosmo Palácio de Moraes Junior fechou o ciclo de explanações do evento. Ele chamou atenção sobre o papel que têm os diretores sindicais nas questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Maior preparo e qualificação para tratar do assunto e no chão de fábrica foram apontados por ele. Ele apontou situações que causam riscos e perigo à segurança dos trabalhadores, além de chamar atenção para a necessidade de orientar os mesmos quanto ao uso de equipamentos de proteção.
A secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da NCST-SC, Marcia Regert, destacou o sucesso do evento em sua segunda edição. Principalmente a participação da plateia nos debates, o que demonstrou que os temas escolhidos pela organização foram bem recebidos.
“Estou muito orgulhosa, porque ficou claro que eles não só coletaram as informações do evento, mas que vão colocar em prática, de fato”, pontuou ela.
Para o presidente da NCST-SC, Izaias Otaviano, a presença de um público maior que a edição anterior também mostra que a entidade acertou em criar um evento específico para discutir a saúde e segurança do trabalho. “Atendeu nosso objetivo, que é de qualificar os dirigentes sindicais para atuar nas questões de segurança e saúde do trabalho. A Nova Central, como entidade representativa, tem a obrigação de treinar os dirigentes para que possam orientar melhor os trabalhadores na base”, frisou ele.
O 2º Evento de Saúde e Segurança do Trabalho da NCST-SC iniciou na tarde de quinta-feira, dia 13. A solenidade de abertura contou com as presenças na mesa de autoridades do presidente da entidade, Izaias Otaviano, do desembargador do Tribunal regional do Trabalho da 12 Região, Cezar Luiz Pasold, do superintendente do Ministério do Trabalho de Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, do presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, do presidente da Fetigesc, Moacir José Effting, do presidente da Fitiec, Genoir dos Santos, da secretária de Saúde e Segurança do Trabalho da NCST-SC, Marcia Regert, do secretário-geral da Fetiesc, Ednaldo Pedro Antonio, do presidente da Fetaesc, Walter José Dresch, e da sindicalista Cintia Ronska, representando o Departamento Químico da Fetiesc.
Foi um bom encontro para debater e orientar os dirigentes Sindicais pontuo Moacir José Effting Presidente do SINDGRAF e FETIGESC.