Aviso: Nosso telefone e WhatsApp mudou para (47) 99644-4114
Skip to content

Nosso papel é garantir melhor qualidade de vida a você, trabalhador!

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

menuclear
11 de maio de 2015

STIG Blumenau participa de movimento pela saúde e segurança no trabalho

Cerca de 3 mil dirigentes sindicais catarinenses de diversas categorias profissionais participaram do Movida (Movimento Sindical em Defesa da Saúde e da Segurança do Trabalhador), realizado na terça-feira (28/04), em Chapecó, a 500 km de Florianópolis, em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Apesar da grande distância da capital catarinense, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica (STIG) de Blumenau e demais entidades participaram do movimento no Oeste do Estado, a fim de denunciar o grave problema da falta de proteção nas empresas, que tem causado um significativo número de acidentes com mortes, mutilações e adoecimento dos empregados.

O Movida é realizado há 12 anos. O STIG Blumenau participou das duas últimas edições e mais a desse ano em Chapecó, no Meio Oeste do Estado. “Em defesa dos trabalhadores, nós e os demais sindicalistas enfrentaram a distância para participar da atual edição do Movida, já que a maioria das entidades de classe ficam no Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina”, diz Moacir Effting, presidente do STIG Blumenau. A ação se concentrou na Praça Coronel Bertaso no centro de Chapecó.

O evento é sempre realizado no dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A cada ano o evento muda de lugar. O dirigente explica que o Movida é uma iniciativa do movimento sindical para dar visibilidade a este problema da falta de proteção nas empresas aos seus funcionários, que tem matado, mutilado e deixado inválidos muitos trabalhadores.

O STIG Blumenau foi o único sindicato do setor gráfico catarinense a participar do Movida. “A saúde e segurança no trabalho é uma questão prioritária para o nosso sindicato”, frisa Effting. O dirigente inclusive é o coordenador do Conselho Intersindical de Saúde e Ambiente de Trabalho da Região de Blumenau (CISAT), que é formado por 13 sindicatos de várias categorias profissionais. O Conselho é responsável por manter em funcionamento uma Associação em Defesa da Saúde do Trabalhador e os Vitimados pelo Trabalho na Região.

O STIG Blumenau e estes outros sindicatos também estão envolvidos no Conselho Municipal de Saúde, que controla a CIST (Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador). O CIST é quem dá suporte e fiscaliza as ações do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador de Blumenau. “Precisamos participar para evitar danos maiores ao trabalhador”, diz Effting, frisando o slogan do Movida: trabalhar para viver, não para morrer!

Parceiros

  • ©2024Fetigesc
  • FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA GRÁFICA DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA E DOS SERVIÇOS GRÁFICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • E-mail:  federacao.sc@sindgraf.com.br
  • Telefone:(47) 99644-4114 / (47) 99193-9015
Contato
    Desenvolvido por: Bsuix.cc