STIG Blumenau/SC visita gráficos em empresas de base recém-incorporada
Pelo menos os trabalhadores de oito empresas de Concórdia, região recém-incorporada pelo STIG Blumenau/SC, já foram visitadas pelo presidente do órgão, Moacir Effting nas últimas semanas. Foram elas: Gráfica Estrela, MR Etiquetas, Visograf, Equiplam, Concórdia, Khroma, Nova Print e Vivaflex. O sindicalista classifica a iniciativa como um processo importante de diálogo com os trabalhadores desta nova base sindical, já reconhecida pelo Ministério do Trabalho.
As visitas foram realizadas no mês passado. Na ocasião, o STIG também promoveu assembleias itinerantes com os trabalhadores sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da classe. A CCT garante o reajuste salarial da categoria nesta região, bem como a manutenção de todos os direitos superiores à Lei Geral do Trabalho.
“Quanto à incorporação da base pelo STIG Blumenau, foi um passo muito importante para a manutenção da organização sindical desses gráficos que estava fragilizada depois do sucateamento do sindicato do local diante dos impactos da reforma trabalhista do governo Temer”, conta Leonardo Del Roy, presidente da Confederação Nacional dos Gráficos.
A incorporação pelo STIG ocorreu de forma oficial em fevereiro deste ano. Foi quando o Ministério do Trabalho cancelou o registro dos sindicatos de importantes regiões catarinenses, Lages e Concórdia, os quais englobam 45 municípios. Felizmente, através da iniciativa do presidente do STIG de Blumenau/SC, Moacir Effting, nenhum dos gráficos ficaram desamparados. O Ministério, em resposta ao pedido de Moacir e da Confederação Nacional da classe (Conatig), incorporou as cidades na base de representação de Blumenau.
Desde então, o STIG responde pelos gráficos de 50 municípios. São eles: Água Doce, Alto Bela Vista, Arvoredo, Blumenau, Bocaina do Sul, Brusque, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Correia Pinto, Curitibanos, Erval Velho, Faxinal dos Guedes, Gaspar, Herval d’Oeste, Indaial, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Joaçaba, Lages, Lindóia do Sul, Otacílio Costa, Ouro, Paial, Painel, Palmeira, Peritiba, Piratuba, Pomerode, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, São Joaquim, São José do Cerrito, Timbó, Treze Tílias, Urupema, Vargeão, Vargem Bonita, Videira, Xavantina e Zortéa.
“Esta deve ser a alternativa de garantir as condições dos trabalhadores e das trabalhadoras gráficas que estão ficando sem sua representação sindical. Portanto, o processo de incorporação deve ser uma constante em nossas entidades sindicais para a garantia dos direitos da categoria, mesmo diante das dificuldades de se manter uma Convenção Coletiva de Trabalho. Esse é mais que um dever dos sindicalistas, mas é uma obrigação de todos os sindicatos (STIGs) no Brasil”, destaca Leonardo Del Roy, presidente da Confederação Nacional dos Gráficos (Conatig).