A retomada do atuação sindical em favor dos trabalhadores gráficos do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, como tem apostado a Federação da categoria (FETIGESC), tem sido a marca da nova direção da entidade de classe (STIG), desde quando assumiu o sindicato há pouco mais de um ano. A iniciativa transformou o então cenário de incertezas do órgão quanto ao seu papel de proteção da categoria. Com isso, os gráficos voltaram a poder contar com um sindicato de fato e de direito. Todavia, diante dos desmandos da antiga direção e o respectivo desinteresse dos trabalhadores junto ao sindicato, com razão, o número de sindicalizados caiu em torno de 80% da tradicional adesão. O fato amplia o desafio do STIG em se manter firme na luta, visto que o sindicato só é forte, política e financeiramente, quanto tem sócios nas suas fileiras. Assim, as ações voltadas ao resgatar de antigos e mais filiados será prioridade em 2016, conforme avaliação da nova direção durante encontro de encerramento das atividades sindicais antes do recesso, realizada na última semana.
“Cerca de 80% dos trabalhadores sindicalizados bateram em retirada após os desmandos da diretoria anterior, ocorrendo a dilapidação do setor financeiro e o enfraquecimento político da categoria na região”, diz José Acácio, presidente da FETIGESC, que participou do encontro de encerramento do STIG Itajaí, comandado pelo presidente, Itamar Merini, e o diretor financeiro, Mauro Machado. Ele avalia que, desde quando os companheiros e toda nova direção assumiu o sindicato em 7 de julho de 2014, tem sido dado um novo impulso em defesa dos trabalhadores gráficos de Itajaí, porém, o desafio agora é trazer de volta os sócios para fortalecer a luta da categoria, eis a urgência e necessidade da iniciativa.
A nova e atuante direção do STIG tem o mandato até julho de 2018. Até lá os sindicalistas trabalharão duro para resgatar a imagem do sindicato através do cumprimento da verdadeira missão da entidade e ganhar de volta a credibilidade da instituição junto aos trabalhadores. Além do município de Itajaí, o sindicato também atua nas gráficas das cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Fonte: http://www.conatig.org.br/?p=5136 em 30/12/15